A importânciado artesanato dentro do NCI´s e terapia individual .


Podemos dizer que o artesanato está vinculado a história do homem e é tradicionalmente identificado como uma produção de carater familiar, sendo que os primeiros objetos feito pelo homem, eram de forma totalmente manual e datam do periodo neolitico. Já nos conceitos atuais aproxima se da arte, pois representa muito da expressão própria e da criatividade de cada individuo.
Como o artesanato faz parte da arte popular é um meio fácil e rendoso de complementar ou até mesmo se tornar fonte de renda familiar, visto que hoje em dia tem se  a seu favor, valor agregado, pois  o fato de que produtos artesanais fazem parte de todo tipo de decoração e acessórios pessoais.
E assim sendo, os fatores acima, faz com que o artesanato torne-se dentro de oficinas realizadas em núcleos de convivência ,como forma de terapia , traz novas perspectivas pelo fato de que nas mãos canalizamos forças internas  e individuais, que senão trabalhadas podem ser prejudiciais a saúde do corpo e da mente.
E dentro da vivencia dentro dos  NCI´s , ou  de oficinas voltada para um público que busca gerar renda, ou mesmo como forma de terapia por motivos de sáude, trabalhamos o lado :
- Social  :
             pois o individuo adulto, adolescente, jovem  ou idoso, interage de forma  saudável com todos os colegas presentes, trocando experiencias e expressando suas opiniões,ao mesmo tempo em que aprendem a respeitar o espaço do colega, bem como testam e desenvolvem  seus limites, enquanto trabalham.
-Artistico :
               Despertando  a criatividade , expressando suas dificuldades, habilidades e anseios, desenvolvendo
caracteristicas próprias em seus trabalhos.
Pedagógico :
               Trabalhos manuais são de grande relevância para desenvolver a coordenação motora e exercitação da mente e até mesmo é indicado para portadores de diversas deficiências .Ajudando-os a romper o limite imposto pela defiência e se redescobrindo como pessoas totalmente produtivas.
Terapêutico :
               Funciona muito bem na comunicação com pessoas mais jovens ou idosas  de temperamento mais dificeis, ou portadores de sindromes diversas, doenças, ou azté mesmo recuperação de coordenação motora. Nestes casos mais especificos percebi  que pintura não importa de qual tipo, é um facilitador na comunicação e  na mudança comportamental  destes individuos.
Cultural :
            É fundamental na divulgação da cultura familiar, bem como auxilia a comunicação entre gerações, resgatando assim tradições e crenças;
               ( ex.: avós ensinando o que sabe aos seus netos)
Econômico :
             Para  muitas pessoas que frequentam as oficinas de artesanato dentro dos projetos sociais ( tanto Jovens como idosos  ),  estes trabalhos chegam mesmo a gerar renda, pois seu aprendizado os impulsiona a movimentar -se, no sentido de capitalizar, quando descobrem o valor destes produtos e percebem que o que aprendeu a produzir tem boa aceitação no mercado. E ai passam a produzir tanto para gerar renda quanto para economizar no orçamento doméstico.
                Uma vez que traz o beneficio para sáude fisica e mental, economiza-se muitas vezes em médicos e medicamentos, ou se precisa comprar algum alimento ou medicação a confecção e venda do artesanto pode bem suprir  a  necessidade do momento.

Meu comentário pessoal :
Muitas vezes quando olhamos determinados trabalhos manuais julgamos mal eitos ou muito simples, mas com minha vivência dentro de projetos sociais onde acompanho a dificuldade e  a superaçoa de cada um de            meus      alunos (as) , vejo grandes progressos , pois muitas destas pessoas chegam até minhas aulas, com depressão, baixa estima, achando-se incapazes de aprender alguma coisa, por se acharem "burras" como elas costumam dizer, ou por ter limitações de vista, coordenação motoras ou outros problemas, então ao chegar dizem que vieram só conhecer, só pra papear com outras pesssoas mas que isto não é pra elas, e ai acabam se interresando, querem experimentar sem compromisso.Quando perdem o medo de "o não conseguir fazer", e começam a se arriscar  com muitas dificuldades, muitos estimulos e incentivos , vão rompendo suas inseguranças e nem mesmo mãos tremulas, vista cansadas, a falta de coordenação motora, as impedem de continuar, percebem então que com a pratica a cada trabalho elas melhoram mais, sentindo se mais capazes  vão se aprimorando, tudo isto faz com essas pessoas interagam melhor no grupo e eu acredito que esta sensaçao de sentirem se capazes e proddutivas  influência de forma positiva no contidiano de todas a pessoas que buscam qualidade de vida, e até mesmo quando querem apenas afastar a solidão. 



subindo o tópico........

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas